quarta-feira, 7 de abril de 2010

Edinburgh, uma cidade mágica

Desde o primeiro dia que botei os pés nessa cidade eu quis morar lá. Uma arquitetura fascinante, povo mais amigável que os ingleses, cidade do tamanho que eu gosto, nem grande nem pequena. Voltar lá foi divertido, a começar pela imigração – que imigração??? Não passei por nenhuma. Quando saí se eu não estivesse atenta, minha mala tinha ficado. Como o vôo vinha de Dublin não há checagem de passaporte e muitas pessoas viajam só com a bagagem de mão, na saída tinha um rapaz que não viu a esteira e tentava retornar para pegar a mala em vão, já que depois que sai pelas portas de desembarque não pode mais voltar rsss

É preciso levar em consideração a quantidade de jovens irlandeses que vinha no avião, foi difícil me concentrar em alguma coisa... e também a falta de sono, a empolgação com a noite anterior e tals. Eu esqueci totalmente meus modos ensinados pela mãe e já que estava indo para a casa de uma amiga eu deveria ter ligado antes, lembrando que estava chegando e perguntando como eu chego na casa dela. Vagamente eu me lembro de ter o endereço anotado e dela ter dito que um tal ônibus que vinha do aeroporto passava perto. Eu lembro de ter visto a casa dela pelo Google maps também. Gente eu tava sem dormir... desconto, por favor... resolvi perguntar para a moça do aerobus qual o ônibus q eu pego p/ chegar no endereço tal, ela respondeu que eu deveria pegar o aerobus, claro. A lesa passa do ônibus vai andando, volta, vai de novo, ai um ônibus passa por ela (eu), ai pergunto onde eu subo no ônibus, o motorista indica, volto p/ lá. Conto os meus pounds que tinha ainda de resquício de quando morei na Inglaterra, pago, acomodo minhas malas, pergunto onde desço e sento, me achando a entendida. Desço do busão e... e agora??? Pergunto p/ um cara, ele me aponta o caminho, a pessoa lesa passa da rua, acha longe, pergunta de novo, volta, entra na rua certa e continua perguntando pq o nome da rua não bate com o endereço, mas todos continuam dizendo que é só ir em frente, como é comum rua trocar de nome do nada, continuo... vale salientar que apesar de ainda não ter feito compras eu estava com uma mochila de 10kg e uma mala de 15kg ... andando... o que eu fui descobrir depois ser...2,4 km ... A DO RO depois as pessoas me perguntam como eu voltei mais enxuta da viagem... rsss No meio do caminho eu resolvo que não agüento mais e vou pegar um ônibus (que eu não sabia ser necessário de início, vale salientar) aí eu descubro que os trocados que eu tenho no bolso ou são em euros ou não são suficientes ha ha ha Continuo andando... finalmente eu chego no endereço. Ai eu me lembro que minha amiga falou que estaria na aula pela manhã, dá aquele frio na barriga. Toco a campainha e... ninguém responde... tento só mais uma vez e ... uffa, um santo abre a porta. Falo que sou amiga da Ana e que embora ela saiba que eu estava a caminho, esqueci de ligar avisando que tava chegando. Descubro que o colega de apartamento dela é brasileiro e pronto, estou salva e em casa.

Depois do meu contratempo de viagem, falo com minha amiga, fico na net, tomo banho e espero ela voltar da aula. Ela chega com o almoço em mãos, muito linda =D Obrigada Aninha! Passo a tarde a papear e por o assunto em dia e até lavo roupas ( a única vez que fiz isso na viagem, embora eu tenha planejado mais umas duas vezes, nunca mais tive tempo). Morta de cansada da viagem, da farra do dia anterior e dos 2,4 km carregando as malas, ainda consigo ir ao supermercado comprar ingredientes para macarronada, café da manhã inglês e sorvete escocês. Jantamos e fomos dormir. No dia seguinte eu resolvi ir para o Free Tour New Edinbugh pela manhã. Bom, digamos que eu tenha ficado um pouco entretida d+ com as minhas fotos... só consegui chegar lá para o da tarde. O tour foi bem interessante, mesmo já conhecendo a cidade descobri lugares totalmente novos e escutei histórias que ainda não sabia. Depois do tour fui no Scott Whisky Experience. A guia tinha me falado que não valia muito a pena, que era coisa p/ turista e um pouco caro para o que realmente era, resolvi checar com meus próprios olhos mesmo assim. Gostei da entrada e era pegar ou largar já que saía o último tour em poucos minutos. O tour é todo com recursos audiovisuais, o diferencial é que você entra num barril e é conduzido tipo como um trem fantasma. No tour, que é bem rapidinho, é apresentado o processo de fabricação do whisky. Depois tem a parte boa: numa sala em U são apresentadas as diferenças entre os tipos de whisky escocês das diversas regiões e você é convidado a sentir os diferentes aromas. Ai você escolhe um para provar, ganha um copo de whisky e segue para outra sala. Uma coleção gigante de garrafas de whisky forma outra sala em U, todas as paredes estão revestidas por prateleiras de vidro cheias de whisky dos mais diversos tipos. A especialista ensina como apreciar o whisky como um grande conhecedor. A outra sala tem uma vista panorâmica, alguns pôsteres explicativos e um bar. No andar de baixo tem uma lojinha. No comparativo de quem conheceu a Guinness Storehouse e o Heineken Experience é realmente um pouco caro, já que é bemmmm menor, coisa de turista e tals, mas é divertido. Nada como incentivar os pequenos empreendedores com o meu rico dinheirinho. Rsss

Saindo de lá fui ver se conseguia comprar umas coisinhas mas o comércio já estava todo fechado as 18h =/ (É nessas horas que a influência dos EUA é boa e eu me lembro que a gente tem o Midway até as 22h). Fui me arrumar então para curtir a noite. Fomos num pub com música ao vivo, tocaram duas bandas, amei! Só não entendo como eu nunca achava esses lugares enquanto morava por aqui, pub com música ao vivo era uma raridade.

No outro dia eu já estava de partida para London, dessa vez de trem, como eu sempre quis fazer. Na estação milhões de escoceses em traje tradicional, o kilt, isso por que é um dia especial: jogo de rugby, claro! Escócia x Inglaterra. Bom, eles empataram, é tudo que eu sei... A viagem durou um pouco mais de 4h e me deixou a poucos minutos do hostel que tinha reservado. A paisagem é simplesmente divina, dá p/ ver o mar em alguns trechos, cidades medievais, campos, ovelhas... =D Me senti voltando de Hogwarts \o/ Além de ter conhecido um escocês muito simpático no caminho, como eu estou fácil de fazer amizades, vivendo e aprendendo. Londres é outro post.

2 comentários:

  1. Vou querer uma aula sobre Whisky!!!!! ahahahah
    Quanto a sua pergunta de porque não achava esses pubs antes....bom...você já tem a resposta.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Sabe que é só marcar né? =D Amigo é p/ essas coisas hahahahahaha

    ResponderExcluir